logo RCN
NOTÍCIAS

Que tal variar o cardápio com um matinho que nasce no quintal ?

  • Aires Mariga - A Epagri trabalha em SC para orientar sobre a identificação, o cultivo e o consumo das Panc

Confira receitas com Panc e prepare um cardápio nada convencional

As plantas alimentícias não convencionais (Panc) estão ganhando espaço na mesa dos brasileiros e aquilo que parecia ser apenas um "matinho" do quintal está se transformando em ingrediente nas refeições. O consumo dessas espécies é amparado por uma série de pesquisas científicas que indicam não só a segurança do uso, mas também as propriedades nutricionais e de compostos bioativos presentes.

"Elas são plantas que poderíamos consumir, mas que não fazem parte do nosso cotidiano. Muitas ainda têm algum consumo tradicional em determinadas regiões ou culturas, mas estão caindo em desuso", explica Cristina Ramos Callegari, extensionista da Epagri em Florianópolis. Antes de levá-las para a cozinha, porém, é preciso saber identificá-las, conhecer as partes comestíveis e a forma de preparo indicada para o consumo. "Algumas só podem ser consumidas após o cozimento, que é fundamental para eliminar substâncias tóxicas para o organismo", alerta Cristina.

A Epagri trabalha em todo o Estado para orientar sobre a identificação, o cultivo e o consumo das Panc. O objetivo é promover a saúde e a segurança alimentar de famílias rurais e pesqueiras, além de mostrar a possibilidade de cultivar essas espécies e diversificar a renda.

A Empresa lançou uma publicação que ajuda a identificar 13 espécies, informa sobre propriedades nutricionais e medicinais, ensina a cultivar, como usar e dá receitas. O boletim didático "Plantas Alimentícias Não Convencionais" está disponível para livre download aqui. Ao abrir a página, procure pela palavra-chave "Panc".

Confira a seguir algumas preparações presentes na obra.

FILÉ DE PEIXE AO MOLHO DE PIMENTA-ROSA (AROEIRA)


Filé de peixe ao molho e pimenta-rosa

Ingredientes
2 filés de peixe (linguado, sororoca ou outro de sua preferência)
20ml de óleo vegetal
3-5g de pimenta-rosa inteira
30g de manteiga
1 limão
Sal a gosto
Modo de preparo
Tempere os filés com sal e reserve. Coloque a pimenta-rosa em um frigideira em fogo baixo e deixe aquecer por 2 minutos, mexendo sempre para não queimar. Em seguida acrescente a manteiga e frite a pimenta por 1 minuto. Acrescente o sumo do limão misturando bem, desligue o fogo e reserve. Em uma frigideira com pouco óleo, frite os filés de peixe de ambos os lados até dourarem (por aproximadamente 3 minutos). Retire da frigideira e regue com o molho de pimenta-rosa ainda quente. Uma opção para servir é montar os filés sobre uma cama de legumes salteados na manteiga.

SUCO VERDE DE AZEDINHA


Aires Mariga/Suco verde de azedinha

Ingredientes
6 folhas de azedinha
500ml de suco de laranja-lima
Açúcar demerara, mascavo, melado ou mel a gosto
Modo de preparo
Higienize as folhas de azedinha, rasgue-as com as mãos e coloque no liquidificador. Acrescente o suco de laranja-lima e triture bem. Adicione açúcar ou mel e gelo. Triture novamente e sirva. Se preferir, coe antes de adoçar. Para variar o sabor, acrescente outras frutas.

PESTO DE CAPUCHINHA


Aires Mariga/Pesto de capuchinha

Ingredientes
100g de capuchinha (flores e folhas)
100g de castanha de caju
1 dente de alho
100g de queijo parmesão ralado
Azeite de oliva extra virgem
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador com ½ xícara de azeite de oliva. Bata no modo pulsar e vá acrescentando azeite de oliva aos poucos. Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados, bata no modo normal do liquidificador. A castanha de caju pode ser substituída por nozes, amendoins, amêndoas ou sementes de girassol.

GELÉIA DE FLORES DE MALVAVISCO


Aires Mariga/Geleia de flores de malvavisco

Ingredientes
500g de flores de malvavisco (cerca de 1 sacola de supermercado)
1 xícara de chá de água
1 xícara de chá de açúcar demerara ou cristal
Suco de 1 limão
Modo de preparo
Colha as flores e retire o cálice verde. Higienize as pétalas e bata no liquidificador com água. Coloque em uma panela com o açúcar e deixe apurar em fogo baixo. Mexa de vez em quando e, quando estiver engrossando, adicione o suco do limão, desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque em vidros limpos e com tampa e guarde na geladeira. Para variar o sabor, acrescente ingredientes como casca de laranja, cardamomo, cravo e frutas. Essa geleia pode ser usada como recheio e cobertura de bolo.

Vetado projeto que adiava prazo de entrega da Declaração do IR Anterior

Vetado projeto que adiava prazo de entrega da Declaração do IR

Aprovado projeto que reconhece feiras e eventos como atividades essenciais Próximo

Aprovado projeto que reconhece feiras e eventos como atividades essenciais

Deixe seu comentário